Uma história de luta

Há exatos 8 anos nascia o I Encontro Nacional de Residências em Saúde, realizado no Rio de Janeiro-RJ. O Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS) surgiu da necessidade, cada vez mais crescente d@s trabalhador@s da saúde do país, de discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no que diz respeito à política de Educação Permanente. Assim, residentes, preceptor@s, tutor@s, coordenador@s e outros atores das residências do país têm participado de diversas iniciativas para que a Educação Permanente seja muito mais do que uma política pontual dentro do SUS.

O I ENRS ocorreu na cidade do Rio de Janeiro-RJ, no primeiro semestre de 2012, sendo uma programação dentro do 9º Congresso Internacional REDE UNIDA. Embora o I ENRS tenha ocorrido de forma espontânea, este espaço foi bastante potente do ponto de vista das discussões e encaminhamentos. Clique para ler a carta do I ENRS.

O II ENRS ocorreu na cidade de Porto Alegre-RS, novembro de 2012, antes das atividades do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO). Este Encontro Nacional contou com mais tempo para ser organizado, bem como com mais parceiros, dentre estes a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), o Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), o Fórum Nacional de Tutores e Preceptores (FNTP), o Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde e outros coletivos. Clique para ler a carta do II ENRS.

O III ENRS ocorreu na cidade de Fortaleza-CE, em novembro de 2013. Este encontro teve como temática a Educação Permanente no Brasil: desafios para as residências em um contexto de precarização e privatização do SUS. Clique para ler a carta do III ENRS.

O IV ENRS foi realizado na cidade do Recife-PE, em dezembro de 2014, tendo como temática: A residência como estratégia de educação permanente para o fortalecimento do SUS. Clique para ler a carta do IV ENRS.

O V ENRS, realizado na cidade de Florianópolis-SC, em outubro de 2015. Teve como tema O desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da residência para a (re)afirmação do SUSClique para ler a carta do V ENRS.

O VI ENRS, que teve como temática Residências em saúde: construindo nossa identidade, questionando nossa formação, foi realizado na cidade de Curitiba-PR, em julho de 2016. Neste encontro foi deliberado que os próximos ENRS circulassem por todas as regiões do país, visando conhecer a pluralidade dentro do Brasil e potencializar movimentos sociais e atores envolvidos com as residências em cada região. Na plenária final do VI Encontro foi aprovada, pelos três Fóruns, a Carta de Curitiba. Clique para ler a carta do VI ENRS.

O VII ENRS foi realizado em Olinda-PE, no ano de 2017, com a temática Refletindo o hoje e construindo o amanhã: a organização das Residências em Saúde na defesa do SUS e da Democracia. Este foi o maior de todos os encontros até então, com quase 1000 participantes de diversos segmentos da residência, categorias profissionais e sujeitos envolvidos com movimentos sociais da saúde e da educação. Na plenária final do VII ENRS foi deliberado o retorno do evento ao Rio de Janeiro em 2018 e foi aprovada a Carta de Olinda. Clique para ler a carta do VII ENRS.

A volta ao Rio tem o objetivo de fortalecer o movimento de ocupação política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além dos diversos movimentos sociais de resistência da saúde e da educação do estado, visto os recentes retrocessos nas políticas públicas e violações de direitos sociais da população.

memoria