ATIVIDADES CULTURAIS

Coral Altivoz

ALTIVOZ é um dos grupos do Projeto Coral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem sua prática voltada à pesquisa de temas étnicos explorando ritmos, melodias e timbres das diversas culturas que trançam a música coral brasileira. O grupo apresentará um Pocket Show do espetáculo “Todos os Santos”. Para mais informações sobre o trabalho do grupo, acessar o link: https://m.facebook.com/CoralAltivoz/

cultura1-altivoz

Escola Livre de Dança da Maré

A Escola Livre de Dança da Maré é uma iniciativa da ONG REDES da Maré.
Funciona no Centro de Artes da Maré desde 2011, oferece diferentes oficinas de dança, gratuitas, aos moradores da Maré e de outros bairros da cidade. Atualmente possui cerca de 300 alunos de 8 a 82 anos. A Oficina de Danças Urbanas, ministrada pelo profº Renato Cruz é uma das mais procuradas!
Renato Cruz é Graduado em Dança e mestre em Artes Cênicas pela UniRio, é bailarino, coreógrafo e diretor da Companhia Híbrida de Danças Urbanas.
Trabalha junto com este grupo há mais de 4 anos e anualmente cria com os alunos novas coreografias que são apresentadas internamente na Escola e em eventos externos.

cultura2-escolamare

Harmonia Enlouquece

O projeto “Convivendo com a Música” nasceu no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, através do desejo de oferecer um espaço onde os sujeitos envolvidos pudessem vivenciar diversas atividades sonoras musicais, dando lugar à expressão, à criatividade e à comunicação.
Trata-se de uma atividade aberta a todos da instituição, sejam usuários ou técnicos, pessoas que, afetadas pela música e pela poesia, encontram-se uma vez por semana para ouvir, cantar, tocar, compor e, sobretudo, estabelecer um contato rico em sentimentos e emoções através da matéria sonora.
Através dessas composições, fala-se da história de vida dessas pessoas e, dessa forma, pretendemos vê-las compartilhadas e valorizadas.
O grupo “Harmonia Enlouquece” emerge como desdobramento de tais encontros, dando corpo e voz aos nossos “delírios musicais”, com canções próprias e interpretações do cancioneiro popular.

cultura3-harmonia

Teatro de Operações

O Teatro de Operações é um Coletivo de artistas de diversas partes do pais que se dedica à pesquisa de formas de conjugar arte e ativismo micropolítico, usando o corpo como campo da manifestação e a rua como o território de intervenção, e ao desenvolvimento de pedagogias periféricas, atuando em periferias geográficas, potencializando artistas de fora dos ‘grandes centros’ culturais; econômicas, em projetos em comunidades e escolas públicas; e da linguagem, no campo da saúde mental.

cultura4-teatro